sábado, 14 de setembro de 2013

Cometa á vista!


 




Em Fevereiro de 1986 aconteceu a aparição do Cometa Halley. O Cometa Halley é um cometa brilhante de período intermediário que retorna às regiões interiores do sistema solar a cada 76 anos, aproximadamente. Sua órbita em torno do sol está na direção oposta à dos planetas e tem uma distância de periélio de 0,59 unidades astronômicas; no afélio, sua órbita estende-se além da órbita de Netuno. Foi o primeiro cometa a ser reconhecido como periódico, descoberta feita por Edmund Halley em 1696. Observatórios e dezenas de clubes de astronomia se formaram em contato com a Coordenação Internacional de Observação do Cometa Halley. Na TV era assunto diário, especialistas ufólogos, astrônomos profissionais e amadores acompanharam a passagem do cometa, um dos mais esplêndidos espetáculos celestes, tentando desvendar os seus segredos. Sua aparição causou pânico entre muitos que acreditavam ser o final do mundo.

- Em 1705 Edmund Halley previu, usando as mais novas leis de Newton formuladas à respeito do movimento, que o cometa visto em 1531, 1607 e 1682, retornaria em 1758 (o que foi, infelizmente, após seu falecimento).
- O período médio da órbita do Halley é de 76 anos mas não se pode calcular as datas de seus reaparecimentos simplesmente adicionando 76 anos a partir de 1986. A força gravitacional de atração dos planetas maiores altera o período orbital de revolução para revolução. Efeitos não-gravitacionais (tais como a reação dos gases quentes durante a sua passagem perto do sol) também se fazem importantes para alterar a órbita.
- A órbita do Halley é retrógrada e inclinada 18 graus à eclíptica. E, como todo cometa, muito excêntrica.
- Somente três cometas foram visitados pelas espaçonaves. A ICE da NASA passou pela cauda do cometa Giacobini-Zinner em 1985; O cometa Grigg Skjellerup foi visitado por Giotto em 1989. Em 1986, cinco espaçonaves da URSS, Japão, e da Comunidade Européia visitaram o Cometa Halley; Giotto da ESA obteve fotos bem de perto do núcleo do Halley.
- O núcleo do Cometa Halley é de aproximadamente 16x8x8 quilômetros.
- Ao contrário do que se esperava, o núcleo do Halley é muito escuro: seu albedo - razão entre a quantidade de luz refletida por um objeto e a quantidade de luz incidente; uma medida da refletividade ou da luminosidade intrínseca de um objeto (uma superfície branca ou perfeitamente refletora teria um albedo de 1,0; uma superfície preta perfeitamente absorvente teria uma albedo de 0,0) - é em torno de apenas 0.03 fazendo-o ser mais escuro que o carvão e um dos objetos mais escuros do sistema solar.
- A densidade do núcleo do Halley é muito baixa: aproximadamente 0.1gm/cm3 indicando que ele é provavelmente poroso, talvez por que há muita sujeira remanescente depois dos gelos se evaporarem.
- O Halley é quase único dentre os cometas, por ser grande, ativo e ser bem definido, com uma órbita regular. Isto o fez um alvo relativamente fácil para Giotto e outros, mas pode não ser uma representação dos cometas em geral.
- O Cometa Halley retornará no ano de 2061


Você sabia?(3)



 

O primeiro Rock in Rio durou dez dias e atraiu 1,38 milhão de pessoas.

O primeiro grande músico a subir ao palco na história do Rock in Rio foi o cantor Ney Matogrosso.

 

O Rock in Rio foi transmitido para quase 30 países e acompanhado por 280 milhões de pessoas.

 

O Queen, uma das atrações do primeiro Rock in Rio, é um dos recordistas mundiais de vendas de discos, com mais de 300 milhões de exemplares ao longo da carreira. Os únicos artistas/bandas a atingirem essa marca foram: ABBA, Elvis Presley, Michael Jackson, Madonna e The Beatles.

 

A década de 80 foi uma espécie de era de ouro do rock made in Brazil. Algumas das principais bandas da história do rock nacional surgiram nesse período: Barão Vermelho, Ira!, Titãs, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawai, Ultraje a Rigor e Legião Urbana. Outras bandas, no entanto, desapareceram tão rápido quanto surgiram. São elas: Absyntho, Magazine (do sucesso “Eu Sou Boy”), Metrô, Tokyo, Heróis da Resistência, Afrodite se Quiser, Erva Doce, Uns e Outros, Yahoo, Rádio Táxi e Sempre Livre.

 

Uma das bandas de maior sucesso da década, foi a Blitz. Ela surgiu no mercado em 1982 com o sucesso “Você não Soube me Amar”, que estourou do dia para a noite nas rádios de todo o país. A música foi incluída no álbum As Aventuras da Blitz, um dos mais vendidos da época. O curioso é que o compacto tinha “Você não Soube me Amar” de um lado e a voz de Evandro Mesquita repetindo “nada, nada, nada” do outro.

 

O maior fenômeno musical da década foi o grupo RPM (o único conjunto a chegar perto em matéria de popularidade foi o Mamonas Assassinas, 10 anos depois).  O primeiro hit foi Louras Geladas, seguido de Olhar 43, do disco Louras Geladas. O sucesso do álbum foi tão grande que ele vendeu 300 mil cópias em pouquíssimas semanas. Com direção do cantor Ney Matogrosso, o show Rádio Pirata lotou ginásio do país todo, dando origem ao LP Rádio Pirada ao Vivo, que vendeu 2,7 milhões de cópias.

 

Os anos 80 também foram bastante significativos para os fãs de heavy metal. Motivos não faltam: Ozzy Osbourne estourou em carreira solo, o Iron Maiden lançou os seus melhores discos (quem não se lembra de Killers, Piece of Mind e Powerslave?), o Deep Purple tentou uma volta triumfal, o Metallica despontou no cenário roqueiro (os álbuns Kill em’All, Ride the Lighting e Master o Puppets venderam como água), o Scorpions (uma banda alemã surgida nos anos 70) viveu o seu auge… Os fãs do gênero paulistanos costumavam se reunir nas manhãs de sábado na Grandes Galerias (ou Galeria do Rock) e na loja Woodstock Discos. E o melhor de tudo: boa parte das atrações do primeiro Rock in Rio era constituída de bandas de rock da melhor qualidade “metaleira” (= Iron Maiden, AC/DC, Scorpions, Whitesnake, Ozzy Osbourne…).