domingo, 15 de setembro de 2013

Você sabia?(4)


 
 
Um dos seriados de maior audiência dos anos 80 foi Profissão: Perigo, exibido pela Globo. Profissão: Perigo contava as aventuras do agente das Forças Especiais MacGyver, que conseguia se livrar de enrascadas apelando apenas para os seus conhecimentos de física e química (acredite se quiser, mas ele conseguiu deter um vazamento de ácido com uma barra de chocolate). Nem todos sabem, mas o verdadeiro nome de MacGyver era Angus. A música da abertura brasileira era Tom Sawyer, do Rush.

 

Apresentada no final das tardes de segunda a sexta da Globo, a Sessão Comédia exibia os seriados Super Gatas, Super Vicky, Caras e Caretas, O Poderoso Benson e Primo Cruzado. O nome da série Primo Cruzado foi inspirado na moeda em circulação na época, o cruzado. Contava as aventuras de Zeca, um imigrante supostamente brasileiro (e mineiro) nos Estados Unidos. Mas na versão original o primo era grego e se chamava Balki Bartokomous.

 

A maior audiência da história da telenovela brasileira foi a do último capítulo de Roque Santeiro, novela transmitida pela Globo em 1985. Quase 100% dos aparelhos de TV estava sintonizados na novela.

 

Roque Santeiro foi uma das poucas telenovelas a ter seus personagens estampados em álbums de figurinhas. Outra produção dos anos 80 que se transformou em figurinhas foi Que Rei Sou Eu?, de Cassiano Gabus Mendes, exibida às 7h da noite.

 

Exibida em 1983, Sol de Verão tinha tudo para ser uma das novelas mais inesquecíveis da história da TV brasileira. A trama era boa e os atores (Débora Bloch, Tony Ramos, Jardel Filho e outros) excelentes, mas o que fez a trama de Manoel Carlos entrar para a história foi a morte repentina do ator Jardel Filho. Abalado pela morte do amigo, Manoel Carlos (que teve que explicar o sumiço do personagem) não conseguiu continuar escrevendo a novela. A missão ficou com Lauro César Muniz, que encerrou a trama dois meses antes do previsto.

 

A novela Eu Prometo, também de 1983, “prometia” ser um sucesso no horário das 22h. Prometia. A trama não emplacou e o pior, a autora Janete Clair morreu antes de terminá-la. Quem ficou com a missão de completar a história foi a também novelista Glória Perez.

 

Transmitida entre 1988 e 1989, Vale Tudo foi uma das melhores telenovelas exibidas até hoje. Escrita por Gilberto Braga e Aguinaldo Silva, Vale Tudo fez o Brasil inteiro perguntar quem matou a megera Odete Roittman, interpretada pela atriz Beatriz Segall. Para manter o mistério, os autores gravaram cinco finais diferentes. O escolhido só foi revelado nos últimos minutos.

É o PT!

 
 
 
O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em 1980, é um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América do Sul. Com 1 549 180 filiados, o PT é o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Maior partido na Câmara dos Deputados, o PT é o partido preferido de cerca de um quarto do eleitorado brasileiro desde dezembro de 2009. Os presidentes brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff são amplamente reconhecidos como seus membros mais notórios. Seus símbolos são a bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro, a estrela vermelha de cinco pontas, com a sigla PT inscrita ao centro e o hino do Partido dos Trabalhadores. Seu código eleitoral é o 13.
 
O PT surgiu da organização sindical espontânea de operários paulistas em 1980 , dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos armados de Esquerda então existentes. Desde a sua fundação, apresenta-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de organização social. Contudo, diz ter objeções ao socialismo real implementado em alguns países, não reconhecendo tais sistemas como o verdadeiro socialismo. A ideologia espontânea das bases sindicais do partido - e a ação pessoal de lideranças sindicais como as de Lula, Jair Meneguelli e outros, sempre se caracterizou por uma certa rejeição das ideologias em favor da ação sindical como fim em si mesma, e é bem conhecido o episódio em que Lula, questionado por seu adversário Fernando Collor quanto à filiação ideológica do PT, em debate televisionado ao vivo em 1989, respondeu textualmente que o PT "jamais declarou ser um partido marxista".
 
Mesmo assim, o partido manteve durante toda a década de 1980 relações amistosas com os partidos comunistas que então governavam países do "socialismo real" como a União Soviética, República Democrática Alemã, República Popular da China, e Cuba. Estas relações, no entanto, jamais se traduziram em qualquer espécie de organização interpartidária ou de unidade de ação e não sobreviveram à derrocada do mesmo socialismo real a partir de 1989, não obstante a manutenção de certa afinidade sentimental de algumas lideranças do PT com o governo de Fidel Castro - como no caso emblemático do ex-deputado José Dirceu, que na década de 1960 foi exilado em Cuba e lá recebeu treinamento para a luta de guerrilha (da qual jamais participou concretamente). A liderança do PT mantém também boas relações com o governo de Hugo Chávez na Venezuela.
 
O PT nasceu com uma postura crítica ao reformismo dos partidos políticos social-democratas. Nas palavras do seu programa original: "As correntes social-democratas não apresentam, hoje, nenhuma perspectiva real de superação histórica do capitalismo imperialista". O PT organizou-se, no papel, a partir das formulações de intelectuais marxistas, mas também continha em seu bojo, desde o nascimento, ideologias espontâneas dos sindicalistas que constituíram o seu "núcleo duro" organizacional, ideologias estas que apontavam para uma aceitação da ordem burguesa, e cuja importância tornou-se cada vez maior na medida em que o partido adquiria bases materiais como máquina burocrático-eleitoral.