sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Papa baleado!



João Paulo II sofreu um atentado na tarde de 13 de maio de 1981, em plena Praça de São Pedro, no Vaticano, durante audiência pública realizada sempre às quartas. O turco Mehemed Ali Agca disparou três vezes uma pistola Browning de nove milímetros a menos de sete metros de distância, ferindo gravemente o estômago, a mão esquerda e o cotovelo do pontífice. Uma multidão de 10 mil fiéis presenciou o fato, incluindo Sara Bartoli, que na época era a criança que estava nos braços do sumo sacerdote no momento do atentado.
 
O Papa perdeu muito sangue e chegou ao hospital Gemelli quase inconsciente. João Paulo II foi submetido a uma cirurgia de mais de cinco horas para retirar parte do intestino.
 
O autor do atentado disse à polícia que teve dificuldades para mirar em João Paulo II porque ele segurava uma criança. Sara ficou conhecida como o bebê de 18 meses que salvou o Papa da morte. Hoje, com 26 anos, ela pensa justamente o contrário. Grávida de 9 meses, ela acredita que foi o pontífice que a salvou da morte.
 
Durante todo o tempo que ficou internado, milhares de pessoas fizeram vigília na Praça São Pedro. Houve comoção de líderes políticos de todo o mundo manifestando repúdio ao atentado, que seria um protesto contra o imperialismo da Rússia e dos Estados Unidos e genocídios em El Salvador e no Afeganistão. No entanto, o caso nunca foi devidamente esclarecido. O jovem extremista de ultradireita Mehmet Ali Agca foi condenado à prisão perpétua.

Em 1982, ao visitar o santuário mariano de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, João Paulo II deixou uma das balas que o atingiu na coroa da Virgem. O manto que vestia no dia do atentado foi depositado em um templo da Virgem Maria, em Chestocova, Polônia, em 1983.

O atentado abalou a saúde do Papa para sempre. Em 1992, ele foi submetido a uma cirurgia para extrair um tumor no intestino. Um ano depois, deslocou o ombro ao cair de uma escada. Em 1994, sofreu uma nova queda, no banheiro, e teve que receber uma prótese no fêmur. O mal de Parkinson exigiu que o Papa passasse a tomar uma série de medicamentos. Em fevereiro de 2005, João Paulo II sofreu duas internações de urgência. A primeira, devido a uma crise respiratória, e a segunda, para ser submetido a uma traqueostomia. Em 2 de abril de 2005, João Paulo II morreu.

 


Já preso e passados dois anos do atentado, o Papa visitou o turco na cadeia de Ancona, na região central da Itália. O pontífice perdoou Agca. No ano de 2000, o extremista ganhou a anistia da Justiça italiana. Ele foi extraditado para a Turquia, onde cumpre pena pelo assassinato do jornalista Abdi Ipecki, em 1978.
 
 
 
 
 


Você sabia? (2)





Michael Jackson foi um dos poucos astros da música a emplacar cinco álbuns de inéditas seguidos em 1º lugar no Hot 200 da Billboard. Thriller ficou 80 semanas nas paradas dos Estados Unidos, sendo 37 em primeiro lugar.

Thriller é o álbum mais vendido da história da indústria fonográfica. Até junho de 2009 (mês e ano da morte do cantor), tinham sido vendidas mais de 100 milhões de cópias.

Com 13 minutos de duração, o video da música Thriller é considerado um dos melhores clipes da história. Na época da sua estréia, ele chegou a ser exibido a cada duas horas pela MTV.

 

Em janeiro de 1985, Michael Jackson organizou com o cantor Lionel Richie a gravação do single We Are The World. A música foi composta em cerca de meia hora. Para a sua gravação foram convidados 43 músicos de sucesso na época como Kim Carnes, Cindy Lauper, Diana Ross, Kenny Rogers, Willie Nelson, Steve Wonder, Dionne Warwick, All Jarreau, Kenny Logins, Ray Charles, Bruce Springteen e Paul Simon.

 

Everybody, o primeiro single de Madonna foi lançado em outubro de 1982 e imediatamente se tornou sucesso nas pistas de dança.

 

Madonna (ainda) é uma das mais populares artistas do mundo. Seus apelidos são Rainha do Pop (Queen of Pop) e Material Girl (este último surgiu em virtude do clipe da música Material Girl, do álbum Like a Virgin, de 1985).

Por falar no vídeoclipe de Material Girl, você sabia que ele foi inspirado numa cena do filme Os Homens Preferem as Loiras, com a eterna musa do cinema Marilyn Monroe?

 

O fundador do U2, uma da bandas que estouram nos anos 80, foi Larry Mullen Jr. que, na época, contava apenas 14 anos. O nome U2 foi inspirado no nome de uma avião-espião norte-americano chamado Lockheed U-2. O interessante é que U2 também soa como “Você também”.

 

Os álbuns que ajudaram a banda a ser reconhecida fora da Irlanda, seu país de origem, foram Boy (1980) e October (1981). O primeiro êxito internacional, no entanto, ocorreu com o LP War (1983).

A música que consagrou o U2 no exterior foi New Year’s Day, do álbum War. New Year’s Day levou o grupo ao topo da para do Reino Unido e dos Estados Unidos, onde Larry Mullen e banda logo estariam fazendo shows.

 
Realizado em janeiro de 1985, o Rock in Rio foi o primeiro grande festival de música do Brasil. Até então, poucos artistas internacionais costumavam se apresentar por aqui. Assistir a shows como os do Iron Maiden e Ozzy Osbourne era, então, um sonho distante para a massa de roqueiros brasileiros.