quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Rock in Rio 85


O Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, Brasil entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica próximo ao Rio Centro, em Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que frequentaram o evento. A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais. Logo depois do fim do Rock in Rio, a "Cidade do Rock" foi demolida por ordem do então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola. A organização do festival pediu ocupação provisória do terreno, com o intuito de manter a sua posse, após o fim do evento, caracterizando invasão de propriedade pública. No entanto, Brizola decretou sua demolição para efetuar a reintegração de posse do terreno patrimônio do município do Rio de Janeiro.




O primeiro dia, 11 de janeiro de 1985, contou com um público de 470 mil pessoas,  e nesse dia também tocou a banda mais esperada do festival, Queen, que fez um grande show ao povo brasileiro.
O segundo maior público da edição, cerca de 380 mil, foi no dia 19 de janeiro, que contou com as bandas internacionais : Whitesnake, ACDC, Scorpions, Ozzy Osbourne.

Show da banda Queen, em 11 de janeiro de 1985.



                                              We will rock you - Rock in Rio 85


Nenhum comentário:

Postar um comentário